Culinária peruana marca menu de nova casa
Marília Miragaia

Como ambiente diminuto e algumas mesas na calçada, o Killa, em Perdizes, é uma casa de influência peruana que traz ingredientes e sugestões pouco comuns em restaurantes paulistanos. A cozinha é comandada por Thiago Kubota, que passou pelo La Mar, em Lima (Peru), cevicheria de Gastón Acurio que deve inaugurar uma filial em São Paulo na segunda quinzena deste mês.



Seu menu apresenta estandartes da culinária peruana, com apresentações modernas, servidas em pequenas porções. Um exemplo é o ceviche (peixe cru, marinado em limão e especiarias), acompanhado por camarão, lula, cebola-roxa, coentro, milho e batata doce.

Outro ingrediente típico, a batata, aparece em sugestões como o Oro, um risoto feito com "papas secas" (batata que precisa ser reidratada), filé mignon e ají (pimenta característica da região andina, usada em diversas espécies, sabores e intensidades.

As sobremesas, entretanto, assumem acento francês, à exceção do uso do pisco (destilado de uva moscatel típico dos Andes), que compõe algumas receitas.